A minha religião acho que seria uma coisa assim:
O deus maior, o motivo pra viver seria o Amor. Ele que rege tudo. E o amor seria o sentimento supremo - um baú com felicidade, carinho, bondade, compreessão, perdão, compaixão, etc. E é pra isso que as pessoas teriam de viver, pra fazer Amor, viver pelo Amor, fazer tudo pelo Amor.
Dizem que a água consegue absorver sentimentos, e conforme o sentimento absorvido, seus cristais se aglomeram de forma diferente. Sentimentos ruins fazem os cristais d'água ficarem assimétricos, feios, disformes. Sentimentos bons fazem os cristais ficarem simétricos, bonitos, claros. E nós somos mais de 70% d'água, logo essa minha idéia de só ploriferar o sentimento bom não é algo tão abstrato.
Não seria uma religião datorial, não haveria deveres, obrigações, rezas, as pessoas só teriam que ser boas, justas. Agradecer tudo de bom que acontecer com elas, ser gentil com todos, não importa se é mulher, idoso, criança, homem, negro, cachorro ou se é cosigo mesmo. Quando por descuido ser grosso com alguém, pedir desculpas, se não tiver intimidade de pedir desculpa pra pessoa, peçaa pra si mesmo, mentalizando aquele teu arrependimento, e prometendo pra ti mesmo que aquilo não se repetirá. Mas é claro que o ideal seria pedir desculpa pra pessoa mal-tratada.
Quanto o pós-morte eu ainda não me decidi. Se houver algo como reencarnação, seria algo tipo: se a pessoa foi boa na sua essência, ela vai para o paraíso, para o descanço eterno, se ela foi má, pras trevas, pra punição eterna, se for um meio termo, seria mandada de volta para o plano dos vivos, para se "redimir", digamos assim.
E também andei pensando sobre esa coisa de vender a alma pra deus, ou pro diabo. Seria algo assim: A pessoa que foi devota ao deus, o Amor, no caso, descança eternamente no paraíso. A pessoa que vender a sua alma pro diabo, não significa que ela seria uma pessoa má, mas ela teria toda a facilidade do mundo no plano dos vivos, e depois trabalharia eternamente ro diabo nas trevas. Um é o oposto do outro, entende? Deus, trabalha enquanto vivo, descança eternamente depois de morto. Diabo, descança enquanto vivo, trabalha eternamente depois de morto. Acho, inclusive, que essa é melhor do que o parágrafo anterior.
O livro sagrado seria algo como uma copilação do que eu acho que toda a pessoa deve ler. Não é nada de santificado, são só livros com idéias muito boas. Seriam "O Pequeno Príncipe", "Pollyanna"... não sei quais outros, mas estes dois são livros que eu considero leitira obrigatória.
Outra coisa que eu regaria é: acredite no que tu quiser! Desde que tu seja feliz e também faça os outros felizes.As pessoas ainda não sabem o que é o Amor, elas ainda têm uma necessidade de agradar a si mesmas. No momento em que todo mundo agaradar, ser bom pra todo mundo, ninguém mais vai precisar agradar a si mesmo. É nisso em que eu acredito.
"Amor é tudo o que você precisa" (John Lennon)
"Só um grão de areia. junta-se a outro, outro, mais outro... e levados pelo vento têm a força de soterrar até uma casa." (Frase tirada da revista Bons Fluidos)
"Se você não puder fazer tudo, faça tudo que pode" (Frase da Organização Por Uma Vida Melhor [
www.umavidamelhor.org ])