Resposta ao Literatortura


Também fico preocupadíssimo com o reconhecimento que esses sertanejos universitários tão conquistando não só no Brasil, mas no exterior também.
Gostei da tua crítica, mas ali quando tu diz "Aqui vai a música" podias ter dito "Aqui vai a letra da música". De fato essa letra é ridícula, não pela 'rima óbvia', isso não é nem parâmetro de análise de poesia, essa é uma rima pobre, que acontece até em Chico Buarque, mas essa aí é deveras mal desenvolvida. O que me espanta mesmo é que é o único momento em que, ao menos, ele rima! Mas tudo bem, cada compositor com suas formas de escrever.
Além de a letra ser pobríssima e não dizer NADA do começo ao fim - letra machista, nada original, ingênua, etc - a música em si - melodia, harmonia, retórica "estrofe", "refrão" - não é nada original, não oferece nada de interessante. O que é ótimo pra ouvintes preguiçosos. Não vou chamar de burros, mas ignorantes de alguma forma, porque ignoram o fato de a música não oferecer nada de diferente de todos esses sertanejos universitários.
Eu acredito que a música brasileira, ou melhor: a produção e o consumo da música brasileira tão muito preguiçosos. Hoje se quer alcançar simplesmente o fácil acesso e familiaridade com a música, não se vende mais uma música que pretende prender, um pouco que seja, a atenção do ouvinte: "ninguém" quer parar e escutar música, se quer escutar, entender, e "cagar", como uma espécie de "fast food" musical.
Me envergonha a forma como o Brasil já foi reconhecido internacionalmente pela Bossa Nova, pelo desenvolvimento melódico e harmônio absurdo que Tom Jobim um dia mostrou pro mundo: "Olhem só, somos um país subdesenvolvidos, mas somos intelectualizados e mexemos quase melhor que vocês, senhores europeus, o material que vocês nos entregaram." Essa música me dá a impressão de que aceitamos a condição de país subdesenvolvido burro. Michel Teló, Gusttavo Lima e Luan Santana são, para mim, o sinal final de desistência de mostrar que a produção artística e intelectual brasileira tem valor de estado de arte, é mostrar que, de fato, estamos correndo atrás de mostrar qualquer coisa.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: