si nunca mai si

realmente, o segredo é sair de si, e o caminho pra sair de si é de dentro pra fora. este deve ser o segredo de vários tipos de sucesso - financeiro, afetivo, intelectual -, e é por aí que as religiões trabalham: procurando motivos para se viver para um outro, que não eu: trabalho pra deus, amo deus, rezo por deus, agradeço a deus, temo por deus: vivo e morro por deus.
esse é o prazer da masturbação, do sexo. do video game, da leitura, da música, da arte e do trabalho: fazer em razão de outro.
quando se vive em si não consegue se sair do lugar, porque o espaço do corpo (espaço físico, espaço intelectual, da psiqué) é limitado, por isso a existência, para ser infinita, produtiva, e feliz, deve ser feita em direção de outrem.
por isso também que a paixão é um delírio aparentemente tão bom: nós nos damos completamente ao outro, nos fazemos depender do outro. esse foi o segredo ocidental da alegria: o amor romântico, a dedicação exclusiva e intensiva ao outro. é o corpo sem órgãos, basicamente. paixão é devir, e por isso existem as classificações das paixões - tristes e alegres -, porque há as que viciem e matem o indivíduo, e os que engrandecem, levam o sujeito pra mais longe, pra mais outros. e a paixão do amor romântico ainda se limita ao outro humano: o segredo da alegria (amor) está no dar-se à outra pessoa. no entanto existem outros "outros", como a música, livros, lugares: qualquer coisa que alguém possa gostar incondicionalmente pode ser uma forma de se livrar de si, de produzir alegria, de amar.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Carolina Pires. disse...

Por ora otimista, ou realista. Digeri bem.