música

harari diz q o ouvido é o único orifício consumidor do corpo q nunca fecha, ao contrário dos olhos, da boca, e inclusive do nariz por algum tempo. mesmo q se tente tapar os ouvidos se continuará ouvindo.
uma pessoa passa o tempo todo escutando algum som, um ruído de geladeira, dos teclados, da chuva, de carro, dos passarinhos, uma conversa ao longe, uma televisão ligada, uma conversa, uma aula, uma música, etc.  todos esses estímulos serão consumidos pelo sujeito e fará parte de seu produto na fala, no seu discurso; a todo o omomento se está compondo o inconsciente de mais referenciais metonímicos.
freud em 'moisés' fala q ñ era um grande ouvinte de música, dizia ñ entender.
uma musica organiza essas variáveis infinitas caóticas e as organiza no tempo, e em um espaço, uma verticalidade própria da harmonia musical e das sobreposições dos instrumentos. mas se música fosse somente som, todo som, ruído, ou o q for seria música. isso é verdade? quando os músicos concretos - stockhausen e john cage - utilizam do ruído me parece q o real esforço consiste em como organizar as porções de silêncio entre os sons. independente de ser um lá a 440hz do melhor oboé, ou de quatro helicópteros com um quarteto de cordas. minha professora de canto alícia cupani, durante um ensaio da música 'because' dos beatles por mim, bernardo flesch, e francis covatti, já estávamos bem afinados, sincronizados, quando começamos a experimentar alguma dinâmica de força, ela nos diz: 'agora sim está quase parecendo música!'.
música sem sua porção de silêncio, sem ameaça de silêncio, não é música. uma música q ñ ofereça uma mínima falta pra quem está ouvindo, é outra coisa, é pornografia, mas ñ é música.

ref:
harari. conceitos fundamentais de lacan.
freud. moisés de miguelangelo.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: