Van Dyke Parks ao vivo @ New York, 1992.


Van Dyke Parks trabalhou com Brian Wilson (Beach Boys) em 1994, no disco Oragen Crate Art (próximo dos 43 minutos do vídeo ele fala sobre querer trabalhar na música título do álbum com o compositor de Pet sounds), e no projeto de quase quarenta anos de gestação, Smile, lançado em 2004. Parks assina as parcerias nos arranjos e nas letras. Trabalhou também com Silverchair nos arranjos das músicas Across the night, Tuna in the brine - minha favorita - e Luv your life do disco Diorama de 2000, e nas músicas If you keep losing sleep, Those thieving birds Strange behaviour e All across the world no disco de 2007 Young modern. Tem sete discos lançados em seu nome, muito difíceis de encontrar na internet, o primeiro de 1968, Song Cycle, e o mais recente de 2013, Song Cycled.
Seus arranjos são elaborados e delicados, parecem sugerir um senso de humor e nos fazem sentir o prazer de ter as expectativas sofisticadamente frustradas. Como toda boa obra de arte causa estranhamento, ou encantamento; causa um medo, desejo. Escreve para instrumentos herdados da tal música erudita, orquestra completa, mais bateria, guitarra e também canta com uma voz firme e gentil. Seu grande charme, para mim, está na novidade harmônica sutil, nos fraseados longos, na imprecisão das cadências, e seus longos e carinhosos codas.
As letras contam histórias interessantes, inteligentes, ainda não prestei toda a atenção que a poesia merece...
Recomendo pra quem gosta de bons arranjadores e compositores como Tom Jobim, Beethoven, David Bowie, Jaques Morelenbaum, etc.
Digo que é o melhor do rock. Não deixa a dever a nenhum Beatles. Eu adoraria ter uma música arranjada por Van Dyke Parks.

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Ceyron Louis

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