neliz fatal

"Alegre crise e um feliz novo medo"
o centro de floripa está cintilante, luzes, cascatas de luzes, é uma coisa linda de se ver. foram instaladas caixas de som pelas principais ruas do centro com músicas relacionadas ao grande evento cristão da estação, natal. mas que coisa chata. por que não aproveitar o espaço público e compartilhar de outros afetos de verão? que também toque música cristã estadunidense, mas o que outras religiões estão celebrando nestes tempos? como são seus cantos? e como outras maneiras de se estar em conjunto - pois que muitos já não celebram mais o nascimento de jesus de nazaré no natal, mas aproveitam pra celebrar a família - cantam suas festas? dizem algumas coisas sobre um estado laico, poderia-se tocar música instrumental, floripa - e todo lugar deve ser assim - tem muitos compositores bons, instrumental, pop, rock, reggae... caminhar pelo centro ao som de jingle bells mais me dá vontade de estar em casa e escutar silêncio canto de passarinho. não bastasse o barulho dos carros, dos vendedores, ainda mais essa sufocante repetição de um natal invernoso, gordo e ostensivo estaunidense! ninguém precisa disso, pelo menos não precisamos de um estado gastando com isso, dessa forma.

Franklin Cascaes na praça XV de novembro
o presépio de franklin cascaes, atualmente sob a manutenção de jone de araújo é um ótimo exemplo do respeito à mitologia e à arte, à religião e à estética, ao local e ao geral. montaram também um inglu na praça xv (devem ter trazido neve da palhoça). e floripa está sempre assim, como mostra a foto, bonita na frente e sendo ajustada por trás. não há um segundo de silêncio nessa cidade, nunca houve, desde que nasci. barulho de construção, barulho de bagunça, de corrupção, e quem está aqui, tentando fazer uma coisa bonita, uma música nova, por exemplo, é sempre interrompido por um barulho insuportável de música de dinheiro.

Zininho no centro de Floripa
na última sexta, dia 13, tivemos um ótimo exemplo de resistência à esse descaso com a cultura. incentivado pela prefeitura de floripa e pelo cdl, cláudia barbosa, geraldo vargas, trovão rocha, bernardo sens, marcelo portela e o almôndegas gilnei silveira fizeram uma linda homenagem ao poeta meu avô zininho (na kibelândia, bem no centro da cidade, no projeto viva a cidade). eu e meu amigo guilherme bernado fizemos a técnica desse show. esse show merece uma atenção especial. mas digo que novamente neste evento tivemos um triste exemplo de ruído que insistia em abafar a música. um bando de gente sentou-se bem a frente dos músicos e, inclusive de costas, conversavam, e riam, e batiam palmas, como se nada estivesse acontecendo... ora, que sentassem noutro lugar, diferença nenhuma faria no que estavam querendo! mas a música, as pessoas que queriam ouvir, os músicos que queriam trabalhar... o ruído às vezes é muito bem quisto na música, mas não era proposta, nem dos be(be)rrões nem dos cantores.

mas é clima de natal, não arruine meu natal, disse a viuva chinesa antes de seu marido jogar-se do sétimo andar (em 7 de dezembro) por não aguentar mais as andanças pelo shopping atrás de sapatos. Andanças atrás de sapatos! esse é o capitalismo, correr atrás do próprio rabo, comer a própria merda.


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: